4ª Copa Federal - Após câncer, menino volta a campo para buscar troféu em torneio
Marcus Vieira
Comunicação Sinpf-ES
Após superar a leucemia descoberta aos 10 anos, um garoto voltou aos treinos para fazer o que mais gosta, jogar futebol, e vai a campo neste sábado para disputar a 4ª Copa Federal de Futebol, em Vitória (ES).
Luiz Otávio, de 14 anos, é goleiro da equipe Santa Mil, do Núcleo Serra do projeto Capixaba Instituto Social. O instituto realiza há alguns anos o torneio para reunir os atletas que treinam nos cinco polos do instituto em Vitória, Serra e Aracruz. A competição reunirá 150 atletas das categorias sub-15 e sub-17, divididos em 5 equipes e será realizado no Parque Pedra da Cebola.
Em abril de 2020, Luiz Otávio tinha começado a treinar com a equipe do projeto há pouco tempo, quando as atividades foram paralisadas por conta do crescimento da pandemia de covid-19. Repentinamente, ele passou a sentir muita fraqueza, dores nos ossos e sono durante o dia. Após fazer um exame de sangue veio o alerta, com taxas bastante alteradas, e os médicos o enviaram diretamente para a internação. Dali em diante, foram anos muito difíceis para a família.
Na mesma semana em que o garoto foi internado, o avô materno também foi para o hospital, infectado pelo coronavírus e morreu poucos dias depois. Uma grande perda para Luiz, que era bastante ligado ao avô.
A mãe, Lorraine Marques, contou que o diagnóstico foi do tipo mais grave da Leucemia, o que gerou uma sequência de várias internações, muitas medicações, além de tratamento de radio e quimioterapia. A leucemia é um dos quatro grandes grupos de cânceres que acometem o sangue e ela afeta os glóbulos brancos, as células que compõem nosso sistema de defesa.
Mas ele superou e a cura chegou. Em abril de 2023, na consulta em que recebeu a notícia de que estava curado, Luiz Otávio foi liberado para voltar a jogar futebol. Ele segue sendo acompanhado periodicamente e não pode exagerar na carga de exercícios.
Luiz Otávio é goleiro da equipe Santa Mil, da Serra
PROJETO CAPACITA JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO
A 4ª Copa Federal envolverá adolescentes e jovens do Capixaba Instituto Social, que usa o esporte para atraí-los e tem foco em orientar e apoiar com bons exemplos de vida e a possibilidade de alcançar experiências profissionais.
Estarão em campo adolescentes que retomaram seus estudos, conseguiram uma vaga de emprego e mudaram de vida através do projeto esportivo. Por meio de parcerias firmadas com empresas, os garotos têm sido encaminhados para o mercado de trabalho, podem atuar como “Menor Aprendiz” e, assim, terem uma perspectiva de empregabilidade.
Uma novidade na edição deste ano é que o regulamento prevê ponto extra e favorecimento, em caso de empate em pontos, para o time que tiver mais atletas inscritos em programas de estágio. Mais uma maneira de motivar a qualificação e o empenho em buscarem experiências no mercado de trabalho.
A Associação Colega da Federal, apoiada pelo Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo, é um dos patrocinadores da iniciativa. Para o presidente da associação, Fabrício Sabaini, o esporte é um atrativo para que eles possam se aproximar do jovem no dia a dia.
“A gente percebe que isso cria um sentimento de pertencimento. A partir daí, existe muito mais escuta do que dizemos a eles. Você sente que seu trabalho gerou bons resultados quando eles têm tomado decisões acertadas na vida”.
EQUIPES
- Capixaba Instituto Social
- Capixaba Polo Marobá (Aracruz)
- Capixaba Santa Cruz (Aracruz)
- Cef/Capixaba I.S
- Santamil / Capixaba I.S