QUEM SOMOS
História do SINPEF-ES
Exatamente no dia 22 de maio de 1990, uma assembleia com mais de 90 servidores da Polícia Federal, no auditório da Escola Técnica Federal, na Avenida Vitória, criava o Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Espírito Santo (SINPEF-ES). Inaugurava-se ali uma nova era para os policiais federais no estado, que começavam a colocar em prática um direito conquistado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Era uma época de efervescência política no País, com o final da Ditadura Militar, movimentos pelas eleições diretas para a Presidência da República e Assembleia Nacional Constituinte que deu origem à Constituição Federativa do Brasil de 1988. Um dos resultados da nova Constituição foi garantir ao servidor público o direito à livre associação sindical, em seu artigo 37, inciso VI, atendendo às reivindicações do funcionalismo.
Até então, os funcionários públicos municipal, estadual e federal eram proibidos de se organizarem em sindicatos, embora houvesse muita pressão para que isso acontecesse.
Com a liberação pela Constituição de 1988, os servidores começaram a se mobilizar para criar seus sindicatos. Nesse contexto, estavam os policiais federais, que já tinham a Associação Nacional dos Servidores da Polícia Federal (ANSEF), com regionais nos Estados.
Por meio do apoio da Associação, deu-se início à fundação dos sindicatos dos policiais federais. As primeiras experiências foram no Rio Grande do Sul, Goiás e Santa Catarina, entre 1988 e 1989. Depois, elas foram inspirando os demais estados, chegando ao Espírito Santo em 1990.
Com a ajuda da ANSEF-ES, um grupo de policiais federais do Espírito Santo, liderado pelo Agente Paulo Rocha, começou a articular a criação do Sindicato, fazendo reuniões e discutindo os encaminhamentos.
No dia 20 de maio de 1990, a ANSEF-ES publicou um edital no Jornal A Gazeta, convocando a categoria para a assembleia geral do dia 22 de maio, visando à criação do Sindicato, à aprovação do estatuto e à eleição da primeira diretoria.
O edital foi assinado pelo então diretor da ANSEF, Nivaldo Leal de Carvalho. Para a convocação, também foram distribuídos folhetos, tendo como slogan “Faça da nossa luta a sua vitória”.
A primeira diretoria, presidida por Paulo Rocha, foi eleita por unanimidade e, nos três primeiros meses, o SINPEF-ES já contava com 149 sindicalizados. Até se estruturar, o Sindicato funcionou na sede da ANSEF-ES, em Bento Ferreira.
Aos poucos, ganhou independência, cresceu, conquistou instalações próprias e mudou a situação dos policiais federais, participando de lutas e conquistas por melhores salários, condições de trabalho e outros benefícios.