80 anos para refletir!
Presidente do Sinpf-ES, Marcus Firme, ressalta as reflexões necessárias diante da comemoração dos 80 anos da PF
Marcus Firme
Comunicação Sinpf-ES
Hoje, a Polícia Federal completa 80 anos de existência. E isso, mais do que motivo para comemorar, é razão para refletir.
Celebremos as inúmeras conquistas do órgão, que se traduzem em melhoria das condições de vida para a sociedade brasileira!
Todavia, ainda mais importante do que comemorar, é necessário que reflitamos acerca de tudo aquilo que o órgão pode e precisa melhorar. Afinal, a glamourosa Polícia Federal das grandes operações apresentadas nos veículos de imprensa se mostra um órgão injusto, com alto índice de insatisfação e de adoecimento mental por parte de significativa parcela de seus servidores.
Comemoremos a qualidade do seu corpo funcional, com servidores que ajudaram e ainda ajudam a construir essa grande história, servidores esses abnegados em prol de uma segurança pública mais eficiente, de um país mais justo, mas que amargam a inexistência de uma lei orgânica que defina as atribuições de cada um de seus cargos, que após quase 36 anos da promulgação da Constituição de 1988 ainda não vivenciaram a concretização da vontade do constituinte originário, que nada mais é do que a tradução da vontade soberana de todo o povo brasileiro, com a aplicação da carreira única dentro do órgão.
Vamos celebrar esse dia 28 de março relembrando uma história de grandes resultados para a sociedade brasileira, de inúmeras organizações criminosas desarticuladas, de recuperação de ativos para os cofres públicos, da excelente prestação de serviços para o povo brasileiro. Contudo, precisamos refletir acerca dos números alarmantes de servidores acometidos com problemas de saúde mental, de quantos colegas lamentavelmente nos deixaram por conta desse tipo de problema e de quão pouco é feito para amenizar essa situação.
Temos muito a comemorar? Sem dúvida. Porém, precisamos aproveitar essa data para repensar a Polícia Federal, aprimorar a sua estrutura, que ainda adota um modelo surgido no período do Brasil Império, transformar a instituição num ambiente saudável, motivo de orgulho para todos os seus servidores, repito TODOS!
Desejamos que os gestores ousem, tenham a coragem necessária para romper com antigos paradigmas e promovam a transformação na Polícia Federal que o Brasil precisa, que se mostre alinhada às polícias mais modernas e com melhores resultados no mundo, que imprima um modelo de polícia pautado na meritocracia, não na manutenção do status quo que beneficia apenas a uma minoria.
Parabenizo a Polícia Federal pelo seu aniversário nas pessoas dos seus servidores aposentados e da ativa, desejando que os próximos anos sejam de evolução, modernização e de grandes conquistas!
Marcus Firme dos Reis
Presidente do Sinpf-ES e da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef)