PF lança Manual de Intervenção em Incidentes Críticos
Marcus Vieira
Comunicação Sinpf- ES
Fonte: Polícia Federal
A PF realizou o lançamento nacional do Manual de Intervenção em Incidentes Críticos: estratégias de manejo em saúde dos servidores da Polícia Federal, que tem como objetivo gerenciar de forma eficiente as situações de crises e emergências envolvendo a saúde mental dos servidores da Polícia Federal.
O lançamento ocorreu durante o V Congresso Nacional de Gestão de Pessoas da PF, que aconteceu entre os dias 30 de maio e 01 de junho, na cidade de Foz de Iguaçu/PR.
O manual traz protocolos a serem utilizados para gerenciamento e resposta eficaz a situações de crise ou emergências envolvendo riscos à saúde e vida. Constitui-se de um conjunto de procedimentos e orientações claras, que permitem a atuação de forma coordenada e eficiente, mediante respostas flexíveis, adaptáveis, viáveis e escalonadas.
O documento aborda também o tópico referente à atuação organizacional em Incidente Crítico em curso, que estabelece e direciona a atuação da Equipe Emergencial de Gestão de Crise, em conformidade com a Portaria DG/PF 16.620/2022, trazendo diretrizes na gestão do incidente.
Todo e qualquer esforço lançado em prol da intervenção em saúde mental são também esforços enveredados na direção da prevenção de maiores danos e na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos servidores da PF.
O presidente do Sinpf-ES, Marcus Firme, esteve presente no evento e ressaltou como é "importante essa troca de informações entre servidores de recursos humanos e esperamos que esse Congresso consiga trazer uma padronização de atos a esses setores nos Estados".
Gegliola Campos, assistente social na Superintendência do Espírito Santo comentou sobre a importância do novo maunual.
"Promover o bem-estar dos servidores, assim como reduzir os riscos de acidentes, doenças e suicídios é dever e objetivos da instituição e de todos os servidores que fazem parte da corporação. Devemos fortalecer o senso de pertencimento e de autocuidado, bem como apoiar todas estratégias que venham prevenir o adoecimento físico e/ou mental".